quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MOBILIDADE E URBANISMO

MINHA AMIGA LUDIAS DE BH, ENVIOU-ME ESTA POSTAGEM PARA DIVULGAÇÃO, FAÇO AGORA COM UM POUCO DE ATRASO. O LINK DO MOBILIZE BRASIL JÁ ESTÁ NO NOSSO BLOG. PARTICIPEM!!

Ricky: uma lição de vida e de esperança – Beto
Por Beto, 16 de setembro de 2011 10:37

Recebi ontem a mensagem que reproduzo abaixo, enviada pelo meu querido vizinho e amigo Ricky. Nós o vimos crescer junto com as nossas filhas. Ele ainda não completou 30 anos e encontra-se imobilizado em um leito há mais de três anos, acometido de uma doença que vai lentamente fazendo com que haja a perda de movimentos. A mensagem abaixo foi escrita através de um aparelho eletrônico e um programa que lê os movimentos dos olhos.
O Ricky nos dá uma lição de vida e de esperança. Mais do que isso: uma lição de cidadania e de amor ao próximo. De perseverança e luta. Ensina-nos uma grande lição: nunca não desista dos seus sonhos!
“Caros amigos e amigas,
Meu interesse por Mobilidade e Urbanismo ganhou importância quando fui morar em Barcelona para cursar um Mestrado em Sustentabilidade. Fiquei encantado em constatar que a qualidade de vida das pessoas poderia ser infinitamente maior em uma cidade com uma disposição urbana inclusiva, que valoriza os espaços públicos, estimula a convivência social e prioriza os meios de transportes públicos e não motorizados. Depois de usufruir, durante dois anos e meio, deste estilo de vida em uma cidade compacta e acolhedora, despertou em mim um desejo de trabalhar com o tema. Comecei a estudar o assunto e a vislumbrar maneiras para melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.
Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel – que parecia ser a resposta eficiente do século 20 às necessidades de circulação – levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. Mobilidade urbana sustentável envolve a implantação de sistemas de transporte sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus “limpos”, com integração a ciclovias além de demandar calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos nem obstáculos.
Apesar das limitações que a doença me impõe, venho trabalhando intensamente na criação de um Portal sobre Mobilidade Urbana Sustentável. Após oito meses de muita pesquisa, muito trabalho e a ajuda de familiares, amigos e profissionais especializados no assunto, o Mobilize Brasil se concretiza e surge como uma ferramenta de informação, reflexão e mobilização para o cidadão.
Vocês são meus convidados para assistirem, via internet, o evento de lançamento do Mobilize Brasil dia 20/09, 3ª. feira, às 10:00 horas no Programa “Urban View” da Alltv, com transmissão simultânea pelo Portal Mobilize. Na ocasião divulgaremos o resultado de um estudo que encomendamos sobre “Como anda a mobilidade nas principais cidades brasileiras”. Os interessados poderão fazer perguntas e comentários para os especialistas, via chat on-line.
Se puderem, divulguem também para suas redes de contatos.
Twitter: @portalmobilize
Abraços e beijos,
Ricky Ribeiro”

Nenhum comentário:

Postar um comentário