quarta-feira, 13 de julho de 2011

PANELINHA POÉTICA III

HENRIQUE JORGE MESQUITA

O poeta Henrique (sem óculos)

               
DÚVIDA

Quando o meu caminho for o teu caminho
- como todo dia o é, de noitinha -
juro que cairei em tua rede:
beijar-te-ei até matar nossa sede
- amanhã...

Não queria aceitar a realidade
de um amor pulsando em mim,
eu e tu andando pela cidade,
falando bobagens, dizendo que sim
- para sempre...

Espero que aconteça tudo
e tudo como imaginei;
o que diz o teu olhar ao certo, não sei;
como não sei se fale tudo, estando mudo
- agora.


JOGO 

Mulheres querem dinheiro

carinho
amor e proteção

Trafegam provocantes
sem atentar aos perigos
contidos nas entrelinhas

E os homens tentam de tudo
fingem pagar qualquer preço
fazem promessas vazias

Ou sonham como crianças
diante das vitrines



QUE SEJA MUITO

Perdido entre palavras, 
imploro que a poesia 
venha sangrar o vazio 
torturante do papel... 

Que a rima coincida com meus gritos... 
... pra satisfazer os que precisam de rimas 
pra enxergar a poesia escancarada 
diante dos olhos... 

Que a poesia venha em prosa... 
... pra que ela brote dentro de cada um, 
por mérito de cada um 
e pra vergonha daqueles que se dizem 
donos da poesia... 

Que minhas mãos dêem vida 
A um poema bonito que mostre tudo... 
... pra que tudo seja então compreendido 
de uma vez por todas 
e eu possa enfim calar-me de vez...


CEGUEIRA NOTURNA

Às vezes,
a verdade torna-se tão difícil
de ser dita

que aquela forma mais sutil
de dizer tudo
é só mais uma maneira de calar
e acumular rancores...
O que fazer com a essência boa
das pessoas insensatas?

É duro... mas preciso entornar o caldo
do teu universo,
desenhando as estrelas mais distantes
em tuas retinas...
Talvez assim consigas ver mais coisas...
talvez percebas na harmonia dos astros
o caos que alimentas e que te sufoca...
Mas sei que nada verás
além das estrelas mais distantes...
porque tu convives com elas
e não percebes a estrela és,
adormecida dentro do teu pensamento confuso...
Mesmo assim,
serei a gota d’água
da tua vida...


Nenhum comentário:

Postar um comentário